quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Você teve a sua primeira experiência com pesquisa científica quando escreveu seu TCC? Caso sim, provavelmente não sabe muito bem o que fazer com ele agora, passado o sufoco da escrita e a tensão pré-banca. E acredite… é assim com a grande maioria dos bacharéis em Direito.
É que, infelizmente, não são todas as universidades que investem em pesquisa nessa área e, se investem, o percentual de alunos que fazem Iniciação Científica é pequeno. As razões são diversas: falta de incentivo, divulgação tímida, poucas bolsas, falta de tempo (afinal, muitos trabalham e estudam) etc.

Pra você, que não sabe o que fazer com seu TCC, preparamos algumas dicas para adaptá-lo e transformá-lo em um artigo científico.

dica 1 – releia seu trabalho

Depois de ter enfrentado a banca, aguarde uns dias para driblar a leitura viciada e releia o trabalho com calma, procurando identificar erros de digitação, frases e parágrafos muito curtos ou muito longos, títulos seguidos de subtítulo sem qualquer conteúdo entre eles, falta de referências, insuficiências conceituais e temas abordados que, no fundo, roubaram espaço de desenvolvimento de ideias importantes e pertinentes ao tema.

dica 2 – leve em conta todas as sugestões da banca

Anotou todas as sugestões da banca?
Um dos professores lhe entregou sua versão do trabalho com anotações?
Gravou a apresentação?
Está na hora de utilizar esse rico material. Melhore o desenvolvimento do trabalho revendo ideias e incluindo referências, aproveitando as sugestões feitas pela banca.

Feitos os passos 1 e 2, vamos para a terceira dica, que lhe dará um certo trabalhinho.

dica 3 – pesquise por revistas qualificadas

Encontre periódicos que publiquem artigos da temática do seu trabalho, preferindo aqueles classificados com, no mínimo, qualis B2.
Não sabe como fazer isso?
Veja esse texto aqui, ó: Como localizar revistas qualis A para publicar e, também, dê uma olhada aqui no nosso blog, nas tags “qualis B” e “qualis A”. Temos publicado, com frequência, chamadas de publicação, e assinalado com tags para facilitar o trabalho de pesquisa do leitor.

dica 4 – ajuste a formatação

Estude as normas de publicação do periódico científico escolhido para submissão do seu trabalho e procure atendê-las. Evite uma negativa por, simplesmente, não ter atendido as normas de formatação.

dica 5 – compartilhe seus planos com seu orientador

Essa poderia ser a dica n. 1, mas está aqui por uma questão de etiqueta. Poupe seu orientador do trabalho de lhe indicar o óbvio (dicas 1, 2 e 3). Faça o essencial e somente então compartilhe o documento com ele, noticiando que adequou o artigo de acordo com as normas da revista tal e que gostaria de contar com a contribuição dele.
Certamente ele irá gostar da ideia e ficar muito orgulhoso do orientando!
Ademais, poucos são os periódicos reconhecidos pela Capes que veiculam trabalhos assinados somente por bacharéis.

dica 6 – capriche no resumo e nas palavras-chave

Esqueça o resumo feito para o seu TCC.
Faça um texto novo, repense as palavras-chave e não esqueça de providenciar a tradução para uma língua estrangeira recomendada pelo periódico escolhido. Nada de usar o google translate!

Prontinho! Submeta o artigo para análise do conselho editorial do periódico científico escolhido, observando o prazo para tanto, se houver.

dica 7 – tenha paciência

A resposta da revista pode demorar.
Evite ser pego pela ansiedade e encaminhar seu artigo para outros periódicos enquanto aguarda o aceite. Revistas bem qualificadas publicam somente contribuições inéditas.
Já pensou encaminhar o texto para uma revista B4, ela publicá-lo imediatamente e, na semana seguinte, receber o aceite da revista A1, para a qual havia encaminhado o texto e não teve paciência para aguardar a resposta?

dica 8 – não desanime

Caso receba uma negativa, não deixe a peteca cair.
Encare como uma consultoria gratuita para melhorar ainda mais o seu trabalho científico. Procure compreender as razões da negativa e, na sequência, fazer os ajustes necessários e remeter para um outro periódico.



Publicações contam bastante no currículo, e aproveitar a pesquisa desenvolvida para o TCC simplifica bastante o trabalho.

Gostou das nossas dicas?
Siga nosso blog e compartilhe o texto com seus amigos!

Também estamos no instagram e no twitter. Acompanhe nossas postagens!


Um comentário sobre “Já pensou em publicar seu TCC?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: