quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Apresentar um trabalho acadêmico exige uma preparação e um planejamento que, muitas vezes, parece abstrato. Talvez a maior dificuldade esteja em como estruturar a apresentação e identificar em que tópicos devemos focar a nossa atenção, a fim de transmitir a mensagem de maneira completa e objetiva para a audiência.

Por isso, a gente organizou uma checklist para você conferir durante o seu planejamento, e assim ter certeza de que a sua apresentação vai ser completa! Se liga…

1. Conheça a sua audiência (  )

O meio acadêmico disponibiliza espaços diversos para o compartilhamento de conhecimento e, naturalmente, o público de cada um desses espaços será diversificado. E é importante conhecer esse público para que a sua fala esteja de acordo com a atmosfera do evento.

Se, por exemplo, você estiver planejando uma apresentação de TCC, deve considerar que a sua banca é especializada e, portanto, está interessada nos resultados práticos de sua pesquisa. Você deve utilizar termos e uma linguagem mais técnica. Por outro lado, se você vai apresentar sua pesquisa em um colóquio, por exemplo, é interessante adotar uma postura mais espontânea.

Pesquise que público vai estar presente e desenvolva uma abordagem baseada nisso. Tenha em mente que, se o evento vai receber pessoas que não são da sua área, você deve simplificar a sua linguagem, traduzindo expressões técnicas, a fim de que todos consigam assimilar a mensagem.

2. Estruture sua apresentação de acordo com o tempo disponível (  )

Antes de desenvolver a sua apresentação, esteja ciente de quanto tempo você terá a sua disposição. A partir desse tempo, monte uma estrutura capaz de abordar todas as etapas de sua pesquisa (introdução, objetivos, hipótese…) dedicando o tempo necessário para cada uma delas.

3. Contextualize (  )

Tenha em mente que, assim como a introdução faz uma contextualização na pesquisa, uma apresentação também deve ser contextualizada – especialmente porque é muito provável que nem todo o público leu o seu trabalho.

Então, separe um momento breve, dentro do tempo que você tem disponível, para fazer uma contextualização do tema pesquisado, apresentando a relevância do tema para a academia e para a sociedade em geral.

4. Organize a ordem dos tópicos que serão discutidos (  )

Depois da contextualização, você vai começar a apresentar os objetivos, a hipótese, os resultados e discussão e a conclusão da pesquisa. Para que a apresentação seja bem estruturada, o ideal é seguir a ordem lógica do seu trabalho, apresentando cada tópico.

Aqui, os slides são muito bem vindos, porque eles ajudam a manter essa sequência de modo que você não esqueça nenhum tópico importante – para isso, utilize os slides de maneira objetiva, colocando o título de cada tópico na ordem correta.

Lembre-se: os slides são uma ferramenta de organização, e não uma forma de transmissão de conteúdo; os resultados da pesquisa e toda a discussão do tema devem ser apresentados por meio da sua fala.

5. Mostre que você cumpriu com os objetivos da sua pesquisa (  )

Ao concluir sua apresentação, sempre deixe claro que você cumpriu com os objetivos geral e específicos. Demonstre que você promoveu todos os passos pretendidos e atingiu um resultado objetivo, ainda que o resultado não tenha sido o esperado de acordo com a hipótese.

Se você deu um ‘check’ em todos os itens dessa lista, respira fundo porque com certeza você vai arrebentar!!

E aí, já está preparadx para a sua apresentação?

Mobile AC

Um comentário sobre “Checklist: 5 itens essenciais para uma apresentação acadêmica perfeita

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: