quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Artigos científicos são o meio de comunicação da comunidade acadêmica e, portanto, ter um artigo publicado agrega bastante valor no seu currículo – especialmente se você tem interesse em investir na sua carreira acadêmica.

A publicação de um artigo torna a sua pesquisa acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral, e daí surgem oportunidades de dar utilidade ao seu trabalho.

Pensando nisso, a gente quer te lembrar que, se você é graduado e concluiu o seu TCC, você pode (e deve!) publicar ele, sobretudo porque o processo de elaboração de uma monografia é extenso e exige muita dedicação para ficar engavetado.

Além de agregar valor ao currículo, a sua pesquisa pode ajudar a comunidade acadêmica a solucionar problemas sob uma perspectiva inovadora.

Como adaptar o trabalho e publicá-lo?

A publicação do seu trabalho vai exigir alguns ajustes e detalhes que talvez não sejam tão óbvios, mas fica tranquilo que vamos elencar tudo pra você!

Overwork GIF by Carlotta Notaro - Find & Share on GIPHY

1. Revisão

A revisão do trabalho é um dos passos mais importantes, sobretudo porque nessa etapa, além de corrigir eventuais erros, você tem a oportunidade de melhorar o seu trabalho e até reestruturá-lo, se for o caso.

É importante rever possíveis erros de ortografia e concordância; revisar todas as referências (checando se estão todas elencadas no corpo do texto e na bibliografia); verificar que partes do texto podem (ou precisam) ser modificadas a fim de caberem na proposta de publicação que você vai fazer e, claro, formatar o trabalho de acordo com as normas esperadas (estas dependem muito da plataforma em que você vai publicar).

Nesse processo de revisão, você vai reestruturar o TCC, excluindo as partes que não serão necessárias para a publicação (ou incorporando-as, de outra forma, no texto) e adaptando o trabalho especificamente às normas da revista, livro ou periódico em que você pretende publicar.

Muitas pessoas têm dificuldade em revisar artigos, seja por falta de prática, tempo ou mesmo por ser uma atividade trabalhosa. É justamente por isso que, aqui no blog, a gente te oferece uma mãozinha…

Se você tem interesse em publicar artigos e gostaria de uma ajudinha pra revisar o seu trabalho, para tirar dúvidas referentes à publicação ou para traduzir sua pesquisa, você pode nos contatar pelo e-mail projetoeuqueropublicar@gmail.com e solicitar revisão por profissionais especializados.

Se você é mais um lone wolf e prefere fazer tudo sozinho, a gente tem certeza de que você consegue! Mas, só pra garantir, vamos dar uma diquinha valiosa: procure livros e materiais que te ensinem a fazer uma revisão completa.

Aqui vão três indicações de obras que, certamente, irão te ajudar:

2. Onde publicar?

Você pode publicar artigos em livros, revistas e periódicos.

É importante ter em mente que cada plataforma trabalha, geralmente, com um eixo temático específico e, por isso, talvez seja necessário adaptar o seu trabalho a esse eixo.

Para encontrar a revista que melhor abrange o seu tema, sugerimos que você utilize os seguintes indexadores para realizar sua pesquisa: Scielo; Directory of Open Access Journals; Google Scholar

A publicação em livros ocorre de maneira diferente: é interessante, primeiramente, observar a demanda por obras na sua área de pesquisa, a fim de verificar se é economicamente interessante investir nessa publicação.

Depois disso, é preciso adaptar o material, especialmente no que se refere à linguagem, porque um livro deve ser mais acessível e abrangente.

A publicação em si vai depender de editais abertos ou do seu contato com a editora. O nosso blog está constantemente divulgando oportunidades ótimas para publicação. Você também pode ficar de olho no nosso instagram (@queropublicar).

3. Como garantir a aprovação do seu artigo?

  • Pesquise muito bem o periódico em que você deseja fazer sua publicação, identificando que tipo de material essa plataforma está procurando.
  • Após escolher a plataforma, tome conhecimento de que documentos e que tipo de formatação são exigidos para a publicação.
  • Ofereça um material que contenha relevância para a comunidade (acadêmica ou, em caso de livro, em geral).
  • Utilize a língua inglesa de forma apropriada.
  • Não envie o mesmo material para mais de um ligar simultaneamente.
  • Fique muito atento ao plágio: nunca submeta um artigo para publicação sem ter certeza de que não contém plágio.

Fique atento às nossas publicações aqui no blog, no twitter e no instagram, e não perca nenhuma oportunidade para publicar sua pesquisa!

Ajude a mantermos nossos canais!
Temos uma parceria com a Amazon, que nos remunera a cada cadastro para conhecer a Amazon Prime!
O cadastro é rapidinho e você usufruirá do programa gratuitamente, por 30 dias.
O link é esse aqui: https://amzn.to/2BP5QO9
importante: só recebemos se o cadastro for feito imediatamente, antes de navegar por outros espaços do site.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: