São muitos os aspectos que fazem da pandemia instalada pelo corona vírus uma situação extremamente difícil e desafiadora, especialmente dadas todas as incertezas que enfrentamos.
“Quando as coisas vão se resolver?”, “Como serão resolvidas?”, “O que acontecerá depois?”, são questões que flutuam pelo (in)consciente coletivo nesse momento, e mesmo quando dispomos de tempo para fazer o que sabemos que devemos fazer, é difícil, porque nossa mente está ocupada procurando responder todas essas perguntas.
Algumas atitudes, contudo, podem nos ajudar (e muito!) a adotar o manter uma postura firme e segura durante esse período. Nós elencamos algumas dicas de comportamentos simples e eficazes que estimulam a sua saúde mental e emocional. Confere aí!
Cuide da sua mente
Em tempos de pandemia, prefira manter-se saudável do que produtivo; para estimular a saúde da mente, é importante que você encontre uma atividade com a qual se identifique e que te ajude a encontrar uma sensação de tranquilidade com relação aos seus pensamentos.
Aqui vão algumas dicas para você escolher as que melhor servem para você:
- Escreva seus pensamentos: isso ajuda a identificá-los e “organizar” os pensamentos estão servindo a sua saúde e descartar aqueles que atrapalham.
- Estabeleça um limite de notícias por dia: apesar da importância de manter-se informado, tente medir até que ponto isso lhe faz bem e estabeleça um horário para ler e assistir notícias.
- Organize o seu espaço: arrume a mesa de trabalho, faça sua cama, organize o roupeiro; um ambiente limpo e organizado ajuda a criar pensamentos limpos e organizados.
- Faça pausas: é importante parar; levante-se, faça um alongamento, beba algo quente, olhe para fora da janela…
Cuide do seu emocional
O distanciamento social gera um impacto muito grande, né? Mas enquanto não podemos abraçar ou mesmo estar com as pessoas que amamos, existem outras coisas que podemos fazer para minimizar a sensação de solidão.
- Faça chamadas de vídeo: ligue para um amigo com quem não conversa há muito tempo; ligue para seus pais, avós, tios, primos; diga o quanto se importa e escute-os também.
- Chacoalhe suas emoções: uma rotina de exercícios pode trazer muito bem-estar para o seu dia a dia (serotonina, pessoal!). Você não precisa fazer ginástica, correr ou fazer yoga. Talvez você só queira colocar uma música e dançar. Faça!
- Prepare uma refeição muito gostosa – acho que essa é autoexplicativa, né?
Lembre-se: tudo isso vai passar
Tudo bem, nós não sabemos como ou quando, mas assim como você sobreviveu a todos os eventos da sua vida até agora, o que está acontecendo nesse momento também vai ficar para trás.
Tenha em mente que vai haver um “depois”, e o melhor que você pode fazer no presente é cuidar de si e se preparar da melhor forma que você puder para o futuro.
Nós te desejamos muita saúde e força!