quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Eu, Camila Andrade, tenho recebido muitas mensagens de colegas, ex-colegas e conhecidos, pedindo sugestões de cursinhos para preparação para a prova da OAB. Minha resposta? Nenhum!

Em média, as instituições de ensino – conhecidas no meio dos acadêmicos de direito como “cursinhos para passar na OAB” – têm faturado, por aluno, o valor de R$800,00 (no mínimo) para lhes “garantir a aprovação”.

Entretanto, a verdade é que, embora existam cursos e professores extremamente qualificados, que conhecem as especificidades da prova, somente os próprios alunos podem garantir o resultado que os cursinhos prometem: a aprovação.

Essa colocação parece óbvia, mas… nem todas as instituições expõem/deixam claro para os alunos que o conteúdo apresentado em aula é o básico, e para a aprovação há a necessidade, sim, da continuação dos estudos de maneira aprofundada, em casa.


Por isso, acredito que, com as dicas (a seguir), é possível conseguir a aprovação no Exame

Dica 1 – ou: primeiro passo

O aluno deve pegar as três últimas provas do exame de Ordem (da banca atual) e fazê-la – como um simulado.

Atenção! As provas precisam ser feitas, sem estudo, sem consulta, com “chutes” e “achismos”.

Terminando as provas, o acadêmico poderá corrigir e balancear erros e acertos, a fim de identificar qual foi a matéria que mais apresentou dificuldades, quais são os conteúdos mais complexos e, é claro, sentir o que a banca costuma cobrar (na FGV, normalmente, é a lei seca).
Além disso, poderá ter uma base de qual seria sua nota se fosse o exame da aprovação.

Ah… sim… a prova precisa ser feita no tempo da prova. Também para servir como treino de resistência!


Dica 2 – ou: segundo passo

Depois de fazer as últimas 3 provas, liste em uma folha, no word, no exel… enfim… TODAS as matérias que a OAB cobra em seu Exame, relacionando com o número de questões.
Pense em quanto tempo tem disponível para estudar, e monte um plano de estudos inteligente, que destine mais atenção às matérias que têm maior número de questões e aquelas em que houve identificação de dificuldade/necessidade de oxigenar conceitos.

(Caso não se sinta seguro para confeccionar seu próprio cronograma de estudos, entre em contato conosco, pois podemos ajudar! Nosso e-mail é projetoeuqueropublicar@gmail.com)

Com um cronograma bem elaborado, o estudo fica mais simples e satisfatório, ajudando na absorção de conteúdo e no sentimento de evolução.


Dica 3 – ou: terceiro passo

Cronograma feito, é hora de arregaçar as mangas e estudar!
Para tanto, indico o livro “OAB esquematizado – 1ª fase – Volume único” organizado pelo Pedro Lenza. Essa obra comporta um resumo de todas as matérias e os pontos de lei que o aluno deve focar para se preparar para o exame.

Para complementar o conteúdo, vale mencionar que, no Youtube, existem diversas aulas disponibilizadas gratuitamente. Apenas tome cuidado para acessar vídeos recentes…

Quanto ao estudo da legislação seca, recomendo que, nessa fase, o faça pelo site do Planalto, onde as leis estão SEMPRE atualizadas.
Não há a necessidade de comprar um Vade Mecum para se preparar para a primeira fase, pois, segundo o edital, não será possível o apoio de nenhum material na realização da prova. Por isso, economize, e compre um específico apenas na segunda fase.

O importante é estudar/revisar e criar um caderno – coisa que recomendo vivamente. Afinal, já foi comprovado cientificamente que anotar ajuda a memorizar!


Dica 4 – ou: quarto passo

Aqui, o aluno terá estudado um pouco mais sobre o assunto e deverá colocar em prática o conteúdo. Como? Resolvendo questões!

 As questões podem ser praticadas durante o estudo (terceiro passo) – e depois em simulados. O importante é sempre praticar.

Para praticar, se você tem pouco tempo diário de estudo, recomendo o aplicativo OAB de Bolso. Nele, você pode testar seus conhecimentos sempre que tiver um intervalinho. Para quem tem tempo e pode gastar um pouquinho, tem um livro muito legal, o “Como passar na OAB 1ª fase – 5.000 questões comentadas” que é de grande ajuda para se desenvolver na resolução de questões.

Ah… e tem um blog conhecido do Examinando, o “Blog Exame de Ordem”, que sempre disponibiliza simulados gratuitos.

Dica 5 – ou: quinto passo

Aqui, estamos nos dias que antecedem o Exame. Por favor! Uns três dias antes da prova não é momento para surtar e nem estudar!

O que você, aluno, tinha que estudar, estudou até esse limite.

Agora, curta a família e os amigos, veja filmes e séries, jogue vídeo-game, leia um livro, brinque com seu cachorro ou gato, mas… em hipótese alguma: pegue em livros preparatórios.

É que tentar estudar um pouco mais poderá te deixar ansioso, com a sensação de que esqueceu de todo o conteúdo, de que não lembra ou não aprendeu nada. E se isso acontecer, existem grandes chances de você ficar muito tenso no momento do exame.

Grande parte dos alunos reprovados têm muito conhecimento teórico e técnico, mas o nervoso e a ansiedade atrapalham demasiadamente na realização do exame.

Se você estudar e chegar até o fim do seu objetivo, realizando todas essas etapas, a prova será uma consequência.

Por fim e não menos importante: faça a prova por você! Tire do seu ombro qualquer expectativa de professores, amigos e familiares, porque eles são apenas sua torcida. Nada mais.

Você é capaz! Vai conseguir!

Se essas dicas te ajudaram, comente aí.

Se você tem novas ideias para ajudar os amigos, compartilhe nos comentários.

😉

Gostou?
Assine o nosso blog e nos acompanhe também pelo instagramfacebook e twitter.

Ah… e divulgue para os amigos!

Ajude a mantermos nossos canais!
Contribua diretamente com o custeio do nosso projeto, clicando aqui.

Ou aproveite os benefícios da nossa parceria com a Amazon, que nos remunera a cada cadastro para conhecer…
Amazon Prime – O cadastro é rapidinho, e você usufruirá do programa gratuitamente, por 30 dias.
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ysVWnr
e a Amazon Music – O cadastro também é rapidinho, e você usufruirá do programa gratuitamente, por 3 meses!
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ZNi2vY

(ou conheça alguns dos livros que já editamos – ou fizemos a revisão técnica -, e aproveite os descontos especiais clicando aqui)
importante: só recebemos se o cadastro (ou a compra) for feito imediatamente, antes de navegar por outros espaços do site.

Gratidão. 🥰

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: