quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Você já conheçe o projeto “ALFABANTU”?
Ele começou quando Odara Dèlé e Edson Pereira desenvolveram um aplicativo ~ super interativo ~, com o intuito de ensinar a crianças de 05 a 08 anos o idioma kimbundu.

A lingua kimbundu é natural da Angola, país africano. Falada por três milhões de pessoas, segundo o próprio aplicativo, parte desse povo está no Brasil. Portanto, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre esse projeto.

A ideia dos criadores foi iniciar a aproximação da primeira infância com a cultura afro, reconectando-as a suas ancestralidades, ajudando-as a construir suas identidades. Por isso, utilizaram a linguagem como meio propulsor desse desenvolvimento.

“(…) as crianças precisam pensar na relação com a sociedade a partir da diversidade. Assim construir a autonomia, empatia e – principalmente para crianças negras – a auto estima.”

Odara Dèlé, em entrevista para nosso BLOG no dia 21 de junho de 2020.

Com o tempo, Odara continuou o projeto e o ampliou.

Dentro da sala de aula, a empreendedora passou a usar o aplicativo como forma lúdica de elucidação, mas também de maneira expositiva segue falando da história e a diversidade do continente africano, contribuindo com suas experiências acadêmicas e pessoais (obtidas em viagens para lá).

O projeto conta, ainda, com a publicação do livro Lukenya: E seu poder poderoso que nas palavras da autora é essencial, pois, “(…) traz perspectivas importantes para as crianças, como a existência de diversas infâncias (que devem ser respeitadas) e o autoconhecimento.”. A expectativa é que futuramente haja o lançamento de outros títulos.

ALFABANTU conta, por fim, com o apoio dos seguidores no instagram @alfabantu e com a prefeitura de São Paulo.

E aí, gostaram ?
Conhecem outros aplicativos ou plataformas do gênero?
Comentem!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: