quero publicar

oportunidades de publicação, pesquisa, cursos e eventos

Se você está prestes a fazer a temida 2ª fase da OAB, um certa apreensão toma conta de você nesse momento. (Ainda mais depois das mudanças das datas, em razão da pandemia!)

É importante ter em mente que o primeiro passo foi dado, a aprovação na fase objetiva é uma etapa importante e digna de comemoração, mas atenção ao foco que a prova discursiva exige.

É certo que, com treinos e macetes, a fase de preparação do examinando se torna mais confortável, portanto, é de extrema relevância achar um método que se encaixe ao seu perfil.

A importância de uma rotina de estudos

O primeiro e mais importante detalhe a ser acertado, é a sua rotina de estudos.

Entretanto, seja sincero (a) e estabeleça uma rotina condizente com seu tempo e afazeres.

Estipular rotinas exaustivas e horas seguidas de estudos sem levar em conta o trabalho, as obrigações da faculdade (caso o examinando ainda esteja se graduando) e demais responsabilidades acumuladas, certamente levará ao não cumprimento integral do cronograma e por consequência, a ansiedade e frustração poderão surgir nesse momento.

Tenha em mente que embora seja uma fase que demanda atenção e compromisso, ela não precisa ser sinônimo de desespero.

Com um cronograma que atenda e se encaixe à sua rotina, certamente as metas diárias serão cumpridas e consequentemente, você, examinando, se sentirá mais seguro.

Caso não esteja estudando por cursinhos preparatórios e queira elaborar seu cronograma de estudos, podemos ajudar. Entre em contato através do e-mail (projetoeuqueropublicar@gmail.com) e conte-nos sua área selecionada (ex. civil, penal, tributário), bem como, sua rotina e horários disponíveis para os estudos.

A escolha do material

Na segunda fase é permitido o uso de Vade Mecum para consultas, assim, é comum diversos examinandos ficarem ansiosos ao escolherem o material.

Portanto, aqui vão algumas dicas para tornar esse momento menos nebuloso.

Primeiro, consulte colegas que já fizeram o exame na mesma matéria que você. Pergunte o que acharam do material selecionado e quais os pontos positivos e negativos. Compare. Analise.

É importante escolher um material que atenda suas preferências. Qual o tamanho da letra? Há espaçamento suficente para fazer remissões? Qual a editora?

De qualquer modo, prefira materais que tenham índices rápidos e priorize a agilidade neste momento. Lembre-se: o tempo deve ser seu aliado na prova prática.

Por fim, é importante checar quais itens são permitidos para a marcação do seu material.

Atente-se sempre que na utilização do seu Vade, você não pode usar post-it, nem mesmo em branco, para sinalizar marcações ou divisões. No lugar disso, utilize clipes coloridos ou etiquetas impressas (de fábrica) contendo as simples remissões.

Lembre-se: Você ainda pode utilizar diferentes tipos e cores de canetas ou marca texto para grifar, circular, sublinhar, ou anotar simples remissões diretamente na página do seu Vade Mecum.

Se ainda não está seguro para marcar seu material, consulte um colega que realizou o exame e tire suas dúvidas. Isso pode ajudar.

Não adquiri um curso preparatório, por onde estudo?

Cronograma em mãos é hora de se atentar pra qual método de estudos mais se encaixa ao seu perfil.

É extremamente importante que o examinando se sinta confortável com seu método de estudos e para isso, uma avaliação pessoal é muito importante.

A partir disso, questione sempre qual seu método mais eficaz: Repetindo questões, escrevendo, assistindo video aulas, construíndo mapas mentais ou estruturando peças e rascunhos?

Simplesmente tenha seu método e saiba, desde já, que receitas prontas não existem. Nosso perfil de aprendizagem é único.

Se você é do time que preferiu não adquirir um curso preparatório, saiba que na internet há diversos conteúdos disponibilizados de forma gratuita.

Portanto, se o seu modo de aprendizagem gira em torno de repetir questões e conferir peças passadas, é interessante consultar um banco com as peças que já caíram em exames passados. Como dica, deixamos aqui o acervo do “Blog Exame de Ordem”, onde o examinando consultará correções de peças e também, “o raio x” das peças que mais caíram na história do exame.

A propósito, se você se encaixa bem ao método de vídeo aulas, neste mesmo Blog encontrará diversos vídeos com dicas de professores específicos de cada matéria.

Além disso, se você optou por prática penal ou prática civil, há uma plataforma online de ensino (Kultivi.com) que disponibilizou mais de 80 aulas para a segunda fase.

O conteúdo está disponível para qualquer dispositivo com acesso à internet e através da plataforma, mediante criação de cadastro, os examinandos poderão acessar gratuitamente todo o material.

Confere!!

Ainda com relação às dicas de materiais gratuitos para a segunda fase, a plataforma de compartilhamentos de vídeo ‘Youtube’ é repleta de aulas voltadas para a prova prática. Basta que você acesse e digite qual sua área escolhida para a realização da prova prática e escolha os conteúdos disponibilizados.

NO MEIO DA PREPARAÇÃO, HAVIA UMA PANDEMIA

Se você, assim como inúmeros examinandos, foi pego de surpresa pela pandemia, provavelmente tem passado por picos de nervosismo e ansiedade.

Embora clichê, a mentalidade a ser seguida neste momento é no sentido de não se desesperar e, na medida do possível, tentar manter a rotina de estudos em dia.

Esse momento vai passar e o exame acontecerá, embora tenha sido adiado e remarcado por vezes.

O importante, neste cenário, é manter o foco na saúde física e mental.

Exercite-se. Hidrate-se. Estude. Não necessariamente nesta ordem. Só faça.

Observação importante: Se não conseguir se concentrar e sentir que os momentos de ansiedade e angústia estejam cada vez mais constantes, procure ajuda profissional.

Cuide-se, futuro(a) advogado(a).

Gostou?
Assine o nosso blog e nos acompanhe também pelo instagramfacebook e twitter.

Ah… e divulgue para os amigos que querem publicar!

Ajude a mantermos nossos canais!
Contribua diretamente com o custeio do nosso projeto, clicando aqui.

Ou aproveite os benefícios da nossa parceria com a Amazon, que nos remunera a cada cadastro para conhecer a Amazon Prime – O cadastro é rapidinho, e você usufruirá do programa gratuitamente, por 30 dias.
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ysVWnr
e a Amazon Music – O cadastro também é rapidinho, e você usufruirá do programa gratuitamente, por 3 meses!
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ZNi2vY

(ou conheça alguns dos livros que já editamos – ou fizemos a revisão técnica -, e aproveite os descontos especiais clicando aqui)
importante: só recebemos se o cadastro (ou a compra) for feito imediatamente, antes de navegar por outros espaços do site.

Gratidão. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: