O Lattes não basta

É, é isso mesmo – e sinto dizer, pois sei o quão trabalhoso é mantê-lo atualizado: somente o lattes não basta. Especialmente se você é acadêmico e sonha em abraçar uma oportunidade no estrangeiro, como eu.
Vivendo fora do Brasil, para que pudesse me candidatar a cursos de formação, bolsas de pesquisa e, até, vagas de emprego, precisei adaptar as informações constantes no Currículo Lattes para outras plataformas e formatos. Conheça algumas:

LinkedIn

Ainda não tem um perfil no LinkedIn? Faça já!
Tudo bem que, muitas vezes, ele mais parece o Facebook… mas saiba que, por aqui, as universidades mais prestigiadas anunciam suas vagas e bolsas de pesquisas nele – e, em algumas, você até consegue se candidatar por ele. Mas, na maioria dos casos, é preciso acessar o sistema da universidade e fazer o cadastro e a candidatura por ele, na língua do país no qual a universidade está localizada. Afinal, o LinkedIn funciona como um facilitador de oportunidades… não necessariamente de candidaturas.
Já tem LinkedIn mas ainda não disponibilizou a versão em língua inglesa? Disponibilize já! [Se não domina a língua, conte com o auxílio de alguém que domina. Nada de confiar cegamente no tradutor do google, ok?!] E dedique um tempinho para navegar pelas configurações. Com ajustes simples, conseguimos receber somente o que nos interessa, na área e na localidade em que estamos ou pretendemos estar.

ResearchGate

O ReserachGate é uma rede social pensada para profissionais da ciência e pesquisadores. Há quem o chame de Facebook científico, Facebook nerd…
Ter um perfil aqui permite que você conheça pesquisas e pesquisadores de áreas e temas que lhe interessam, e possa estabelecer contato direto com eles. E não é só… Como muitos usuários cadastram no ResearchGate as suas publicações, você pode usá-lo como fonte de bibliografia (veja como aqui) e, na medida em que você produz, publica e compartilha, poderá acompanhar como anda o interesse dos pares em seus escritos.

EURAXESS

EURAXESS – Researchers in Motion é uma iniciativa que aglutina informações e serviços de apoio a investigadores. Super intuitivo, é ótimo para busca de oportunidades em universidades e em empresas – especialmente europeias.

Gostou?
Assine o nosso blog e nos acompanhe também pelo instagramfacebook e twitter.

Ah… e divulgue para os amigos que querem pesquisar, publicar, participar de eventos… !

Ajude a mantermos nossos canais!
Contribua diretamente com o custeio do nosso projeto, clicando aqui.

Ou aproveite os benefícios da nossa parceria com a Amazon, que nos remunera a cada cadastro para conhecer a Amazon Prime ;D
Fazendo cadastro, você usufruirá do programa gratuitamente, por 30 dias.
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ysVWnr
e a Amazon Music – O cadastro também é rapidinho e, aqui, a gratuidade é de 3 meses!
O link é esse aqui: https://amzn.to/2ZNi2vY

(ou conheça alguns dos livros que já editamos – ou fizemos a revisão técnica -, e aproveite os descontos especiais clicando aqui)
importante: só recebemos se o cadastro (ou a compra) for feito imediatamente, antes de navegar por outros espaços do site.

Gratidão. 

1 comentário em “O Lattes não basta

Deixe uma resposta