3 estratégias para ler em outro idioma (mesmo sem ser fluente)

Seja para fins acadêmicos, profissionais ou de lazer, ler em outro idioma é uma habilidade cada vez mais necessária e conveniente, já que nos deparamos, a todo e qualquer momento, com textos, vídeos e memes em outras línguas.

Apesar de hoje em dia contarmos com a ajuda de tradutores e dicionários online, existem estratégias que podem te ajudar muito a ler artigos, textos e livros em outro idioma, mesmo antes de você ser fluente!

Mas vamos direto ao ponto! Abaixo, você vai aprender a utilizar 3 dessas estratégias para melhorar seu desempenho e compreensão durante a leitura.

Estratégias para ler em outro idioma

1. Use as mesmas habilidades de leitura que você tem no seu idioma nativo

Um estudo publicado pela Applied Linguistics atesta que, embora o nível de proficiência em uma segunda ou terceira língua seja um fator significativo para a qualidade da leitura nesse idioma, as habilidades de leitura que um indivíduo tem em relação à sua língua materna são transferíveis para outras línguas e determinam, em medida expressiva, a qualidade dessa leitura.

O conhecimento básico (pelo menos) do idioma alvo é, ainda assim, necessário. Mas a questão é que todo o foco, a capacidade de interpretação, de captação de contexto, a lógica e todos as demais competências que você tem em um idioma são naturalmente utilizadas ao ler em outro idioma que você reconheça em um nível básico ou superior a isso.

Se você ainda não se considera um estudante de nível básico mas iniciante, não se preocupe: utilize essa estratégia para ler frases curtas e desenvolver, através da leitura, o seu vocabulário. A chave aqui é procurar textos que utilizam frases curtas e essenciais para o assunto ou contexto em que você busca aumentar seu entendimento.

2. Use o contexto

Da mesma forma que você aprendeu a falar e ler o seu idioma nativo (através do contexto), um segundo ou terceiro idioma se torna muito mais fácil quando percebemos o contexto daquilo que está sendo estudado objetivamente.

Ao ler um em outro idioma, priorize encontrar o contexto – o quadro geral – do texto ou artigo lido. Ao identificá-lo, você só terá que lidar com um “problema”: as palavras desconhecidas. Ok, isso já era esperado, certo? Mas a questão aqui é: muitas dessas palavras podem ser deduzidas através do contexto e as demais palavras são uma oportunidade para que você (1) aumente o seu vocabulário e (2) treine a sua leitura (de novo) no processo de busca de significado em um dicionário.

3. Leia em voz alta

Ler em voz alta é uma estratégia muito eficiente não apenas para aprender a ler um outro idioma, mas para adquirir fluência também. Isso porque ao ler em voz alta, você está atuando em dois pontos-chave:

  1. Foco: quando lemos em voz alta nos mantemos concentrados na leitura porque precisamos ter certeza de que vamos pronunciar as palavras corretamente. Nesse quesito, talvez o foco no conteúdo do texto se perca um pouco, porque você estará mais preocupado com a dicção do que com a interpretação – mas é justamente para isso que temos outras duas estratégias que você pode (e deve) utilizar também.
  2. Fala: falar (e, consequentemente, ouvir) em outro idioma é o processo primordial para tornar-se fluente em outro idioma. Primeiro porque é essa atividade que vai nos ajudar a treinar os músculos responsáveis pela fala a emitir os sons próprios daquela língua e, segundo, porque falar nos torna, também, ouvintes mais atenciosos e mais aptos a captar os sons do idioma estudado.

Existem mais estratégias…

Ler em outro idioma pode ser desafiador, mas além dessas 3 estratégias de apoio, existem outras a que você pode se apegar durante o processo de aprendizagem. E nós vamos falar sobre todas elas em nossa Oficina de Estratégias para leitura de textos na língua inglesa.

São poucas vagas… Garanta já a sua!

Deixe uma resposta